Fotos sem foco/tremidas: erro do fotógrafo(a) ou estilo?
Foto: Francesca Woodman
Já faz um tempo que tenho gostado de algumas fotos borradas, tremidas, sem nitidez mesmo. Não sei se é porque me passa um ar de mistério ou por prestar mais atenção na forma do que quem está nela, só sei que tem prendido o meu olhar e me feito experimentar fazer uns cliques sem tanta definição para despertar o imaginário de quem a vê.
Muitos acham que fotos borradas e sem foco são um erro do fotógrafo, às vezes pode até ser mesmo, mas também são feitas propositalmente para transmitir uma sensação, um sentimento ou conceito. São muitos os artistas que utilizam dessas características na fotografia para se expressar ou para criar e experimentar algo novo.
Isso faz sentido para vocês? Porque para mim a pouco tempo atrás uma fotografia para ser boa tinha que ser nítida. Mas quanto mais fui estudando técnicas e referências fotográficas, percebi que as possibilidades para criar são imensas e não existe uma única regra a ser seguida.
Não pensem que estou escrevendo isso porque agora só vou fazer fotos borradas, não é isso. Mas, para que vocês, assim como eu, não viciem o olhar para uma única forma de fotografar e perceber as imagens. Diversificando nossas referências e repertório, conseguimos apreciar diferentes estilos fotográficos e nos expressar de forma única.
Se você não tem uma opinião formada sobre esse estilo, te convido a conhecer o trabalho da artista Francesca Woodman – fotógrafa americana que explorou esses elementos na fotografia de forma provocativa e potente em imagens em preto e branco. Confira abaixo algumas das fotografias da Francesa Woodman:
Foto: Francesca Woodman
Foto: Francesca Woodman
Foto: Francesca Woodman
Foto Francesa Woodman
E para finalizar gostaria de saber se vocês concordam que às vezes não mostrar um objeto ou pessoa de forma clara, pode ser mais interessante do que mostrá-la? Comente se achou impactante ou não!!!
Contato: (48) 99135-5064
E-mail: carolribeirocabral@gmail.com
Commentaires